sábado, 23 de agosto de 2008

IV -13.08

1) Virtualizar um espaço concreto que ainda não esteja virtualizado (no blog).



A virtualização de um espaço ocorre no momento que passamos fotografias,textos,vídeos,desenhos,ou qualquer outra coisa do mundo "real"(concreto),para o cibermundo,a rede.Tornado-os como o próprio nome diz,virtuais.(Virtualizei a Biblioteca do Campus I da UCPel,na minha ótica)

2) Procure seu endereço no Google maps e investigue o que há sobre você no Google e faça o mesmo com um colega. Analise o que foi possível descobrir a respeito do colega.Discuta como os rastros no ciberespaço podem atuar na vigilância dos indivíduos.
Através das pesquisas tanto com o meu nome,como procurando o de alguns colegas é possível encontrar blogs,fotologs,citações de amigos,artigos,lista de aprovação em Universidades,links em blogs de amigos,etc.
A Internet disponibiliza uma quantidade infinita de informações sobre qualquer lugar,acontecimento,pessoa e o mais importante: os dados ficam para sempre na rede.
A facilidade de buscar informações em sites especializados como google,yahoo acabam ajudando nessa vigilância que existe no ciberespaço.É possível encontrar endereço,telefone,ocupação entre tantas outras informações pessoais de qualquer um na rede,o que torna a criminalidade via ciberespaço cada vez mais comum.Por esse forte motivo,o Senador Eduardo Azeredo apresentou um projeto contra os "cibercrimes",que acabou gerando bastante polêmica devido às inúmeras restrições impostas aos usuários da rede(identificação cada vez que entrássemos na internet,alguns sites seriam proibidos,entre outras restrições um tanto quanto ditatoriais).


3) Discuta como o ciberespaço pode ser utilizado para a educação, a partir de exemplos como o Second Life.
O ciberespaço é cada vez mais utilizado por Universidades e escolas como método de ensino.
Cursos de línguas e congressos são comuns pelo SL.O programa cresceu tanto nessa área que existem sites explicando como funciona essa ferramenta.A educação pela rede é bastante interessante pela grande troca de experiências que ocorre entre alunos e professores de instituições de diferentes cidades,estados e até países,que só via internet podem ocorrer.Procurando na web encontrei alguns links interessantes sobre o assunto:

Lista de educadores com interesse no SL como método de ensino
Vídeo explicando como utilizar o SL para o ensino
Wikipedia para educação via SL

É importante frisar que graças a web temos a chance de ler artigos,livros,vídeos educativos de todos os cantos do mundo(Aprendi a mexer no Adobe Indesign através de um vídeo que achei no youtube de estudantes da Unicom).E a evolução é tão rápida,que já é possível assistir palestras ao vivo graças ao avanço tecnológico de celulares e computadores.
A internet,utilizada corretamente,só acrescenta.O mais difícil é aprender a utilizá-la,sem ficarmos presos ao famoso ctrl c + ctrl v.


4) Analise o potencial positivo e negativo do ciberespaço para as relações humanas

Como já disse anteriormente,a internet utlizada de forma correta só acrescenta.
É veloz,informa de forma instantânea,é um ótimo meio de comunicação para longas distâncias,via email e MSN(onde é possível ver e ouvir as pessoas através da webcam e microfone).
Temos a oportunidade de comprar bens materiais através de sites estrangeiros,sem nem sair do sofá,com enormes ofertas e garantias que as lojas oferecem.Pela web podemos conhecer pessoas de lugares totalmente diferentes que possuem os mesmos interesses que a gente,criando assim vínculos virtuais com outras pessoas,entre diversas outras qualidades que nos são proporcionadas(mobilizações via web,atendimento ao cliente,jogos online com interação,como o CS e o próprio SL,rádios virtuais,comunidades de sites de relacionamento como orkut,onde conhecemos pessoas com os mesmos gostos que nós,acesso a vídeos e músicas de bandas desconhecidíssimas que só pela web temos a chance de conhecer,etc).
Por outro lado,as relações humanas acabam tornando-se cada vez mais impessoais,pela facilidade de acesso que temos à rede.
Muitas pessoas acabam se viciando ao ciberespaço,e trocando a vida real,pela cibernética,construíndo uma vida "paralela",dentro da rede.
O fator diferencial entre as relações é a questão de contato.Por mais que em ambos os meios haja contato com o ser humano,em um,podemos ter contato visual,auditivo,mas não podemos tocar,nem saber se é realidade plena o que estamos vendo.
Já no meio real,temos plena consciência do que lidamos.




P.S Escrevi esse post duas vezes porque da primeira,depois de fazer TUDO,o notebook apagou tudo e eu queria me atirar pela janela.Blogger me odeia,FATO!

Um comentário:

raquel disse...

Muito bom também. :)