quarta-feira, 3 de setembro de 2008

VII - 3.09

1) Discutir como as interações no grupo atuaram na construção do trabalho.




a) Podemos dizer que cada grupo construiu uma rede social?

Sim,pois houve um processo bastante grande de interação entre os componentes do grupo para um entendimento,discussão e conclusão do trabalho.Como o grupo o qual eu estava era formado só com amigos próximos,a rede social formada possui laços fortes,com um elevado grau de intimidade,facilitando o processo de discussão sobre o assunto a ser tratado(arranjar uma solução para a descrença da população em relação a democracia).


b) De que modo o capital social de cada membro interferiu na construção?

Como os integrantes do grupo possuem laços fortes de interação,o capital social de cada membro era praticamente o mesmo.As pequenas diferenças,foram discutidas e aproveitadas,em caso de consenso entre os participantes.As experiências pessoais de cada integrante ajudaram diretamente na construção do trabalho,que era inicialmente baseado em palavras soltas que cada um escrevia em post-it relacionadas ao tema,tais como: corrupção,educação,democracia,bandidagem,vergonha,crescimento,entre tantas outras.
Considerando o primeiro pensamento de cada um,a tarefa trabalhava diretamente com experiências anteriores dos componentes do grupo,já que em um primeiro momento não houve uma interação direta,mas sim um turbilhão de idéias expostas diretamente no papel.


c) Podemos dizer que o processo foi hipertextual? Explicar.

A utilização da hipertextualidade deu-se graças as conexões que o grupo encontrou entre as palavras,distribuindo-as pelo cartaz conforme a proximidade de significados.Separamos em 3 grupos: um de palavras positivas sobre a democracia e política,outro com palavras negativas,e entre esses grupos,fizemos um "neutro",com palavras que serviriam para ambos os grupos.
Cada palavra ligava-se a outra,assim sucessivamente,até por fim,termos um grande conector,que teve ligações com várias palavras.No lado postivo tivemos EDUCAÇÃO como conector,e no negativo a VERGONHA.


d) Que outros aspectos relevantes da disciplina se percebeu no trabalho?

Além da hipertextualidade utilizada no trabalho,a utilização de conectores para entender os pontos mais importantes da tarefa e assim traçar uma solução foi de extrema importância para uma conclusão do trabalho.A partir das palavras VERGONHA e EDUCAÇÃO conseguimos criar idéias que ajudariam efetivamente na descrença em relação a democracia.Um investimento maior na educação das pessoas,proporcionaria um entendimento maior das mesmas,em relação a nossa realidade,a uma maior comunicação com o governo e efetiva participação nos projetos políticos.Assim não precisaríamos passar por crises,vergonha e muito menos mudanças na forma de administração de um país,que sofreu durante anos com a ditadura.
A formação de uma rede social através da interação do grupo ,que ocorreu graças ao capital social de cada um,foi fundamental para a conclusão da tarefa.


2) O que são e como atuam nas redes sociais os memes? Dar exemplos.


Meme é tudo aquilo que aprendemos e copiamos de outro,sejam idéias ou ações.O meme é bastante forte em redes socias,pois propaga-se com grande facilidade,seja no mundo real ou cibernético.Em redes como orkut,existem diversos memes,como pro exemplo a aplicação Buddy Poke,que virou febre e é utilizada por praticamente todos os usuários da rede social.
Com amigos,meme é algo extremamente presente,pois os grupos tendem a andar da mesma forma,falar da mesma maneira através de gírias,etc.


3) Em grupo, discuta como um meme poderia ser relacionado com o capital social. Com base em sua discussão, proponha um meme e relacione-o ao capital social verificado no seu grupo.


Sendo um valor coletivo,acumulado graças aos laços sociais,o capital social tem relação direta com o meme,que interfere totalmente nos valores de um grupo.O modo de um grupo agir,suas modificações,o modo de vestir,tudo é influenciado pelo meme.Vivemos em uma geração "ctrl c + ctrl v",o que nos torna "memes ambulantes".Dificilmente teremos idéias extremamente originais,fazendo com que meme e capital social tenham mais sentido se utilizados juntos.
No caso do grupo,como todos frequentamos o mesmo ambiente e andamos juntos,o capital social é muito parecido e conseqüentemente qualquer meme criado,teria circulação bem aceita dentro do grupo.Em relação a tarefa em si,como pegamos a educação como conector e ponto chave da solução,a criação de um meme funcionaria mais aos educadores,que implantariam nas crianças desde cedo idéias que fossem facilmente reproduzidas e passadas para outras gerações,fazendo com que a educação modificasse o modo de pensar de toda uma nação em longo prazo.

Nenhum comentário: