quarta-feira, 10 de setembro de 2008

VIII - 10.09

1)Encontrar, na web, um exemplo de cada tipo de ciborgue e um exemplo de pós-humano. Explicá-los.

Ciborgue interpretativo: sofre grande influência dos meios de comunicação de massa(tv,rádio,jornal),abrindo mão de pensamentos próprios para formação de um pensamento coletivo.

Optei pelos "geeks",os conhecidos nerds,caracterizados pelas roupas xadrez,óculos "fundo de garrafa",cabelo sempre ajeitado,sempre muito organizados,extremamente inteligentes e conectados ao mundo cibernético,sabem sempre tudo sobre tudo,estereotipados em milhares de filmes,sentam sempre na primeira classe da escola para não perder nenhum detalhe da aula.
Hoje em dia ser geek virou algo "cool" portanto é cada vez mais comum encontrarmos "wannabe geeks" espalhados por aí.

Ciborgue protético: Esse tipo de ciborgue necessita de aparelhagem eletrônica ou mecânica para o funcionamento fisiológico.

A utilização de uma perna mecânica pelo sul-africano Oscar Pistourius para a competição Paraolímpica(vencedor de 3 medalhas de ouro) o torna um ciborgue protético,pela depêndencia que possui da ferramenta.

Ciborgue Metafórico: É a necessidade da utilização de ferramentas para o trabalho,com sujeição a tecnologia.

A câmera fotográfica é essencial e principal instrumento de trabalho de um fotógrafo,sem ela a profissão não existiria.

Pós-humano: Qualquer foto,texto,vídeo postado na internet será guardado pra eternidade caso não sejam excluídos pelo usuário.Portanto ao deixarmos mensagens em páginas de amigos,postarmos vídeos,fotos,estamos deixando "rastros" mesmo que venhamos a morrer.É comum acharmos páginas no orkut de pessoas que já faleceram,comunidades dedicadas a perfis de pessoas mortas,entre outros rastros um tanto quanto macabros(despedidas em blogs,mensagens de pessoas que sentiram que iam morrer,etc).


2)Construir um avatar de si e um de um colega. Publicar.

Eu


Deise

3)Analisar em que medida o avatar é uma expressão de si mesmo e de suas percepções do colega.

O avatar é uma representação virtual das pessoas.Totalmente estereotipado,o avatar na maioria dos casos só fica parecido com pessoas que possuem traços fortes,como barba,bigode,óculos,utilizam boné sempre,entre outros fatores que sejam diferenciadores.
Para criar o meu avatar,tive dificuldades pois nenhum site possui a opção de bonecos gordinhos,mostrando que os avatares sofrem com a ditadura do corpo,assim como nós,seres humanos.

2 comentários:

Potira disse...

a minha roupa ficou bem estilosa... valeu Camila! Deves ter te esforçado muito pra fazer um avatar tão feio iuahaiuhaui...beijooo

raquel disse...

Ótimo!