quarta-feira, 22 de outubro de 2008

XI

1) Visitar os sites abaixo, fazendo uma busca por tele-entregas de comida em Pelotas.

http://www.ask.com/
http://www.google.com.br
http://www.yahoo.com.br
http://www. altavista.com
http://www.hotbot.com

a) Quantos resultados cada um encontrou?
1) Ask : 327
2) Google : 271
3) Yahoo : 22200
4) Altavista : 22200
5) Hotbot : (mesmo que yahoo)

b) Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê?
Todos eles mostram as mesmas páginas iniciais, mas passando para as outras, os links do google tem mais a ver com a palavra procurada, bem mais pontual, com listas de telefones,etc.
Yahoo e altavista dão milhares de links para sites em espanhol falando "de las pelotas" :P.

c) Quantos links “patrocinados” apareceram?
Aparecem links no Google e no Ask.

d) Como cada buscador utiliza a propaganda?
Todos utilizam de forma parecida a publicidade.Sempre conectando com as palavras-chave, e dando a opção ao usuário de utilizar o buscador para promoção de sua marca, um convite a maior publicidade no site.

e) Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores?
O Google e o Ask, como ja falei, possuem resultados mais satisfatórios, pois as palavras-chave são procuradas "juntas".Funcionam basicamente como índices.
O Google ainda possui um grande diferenciador, o "Page rank", que atribui uma pontuação as páginas de acordo com a quantidade e a qualidade das ligações que apontem para ela.
Já o Yahoo e Altavista, até pelo alto número no resultado, cerca de 20200, procuram as palavras 'separadamente", assim encontrando resultados nada a ver com o desejado.
Por fim, o HotBot utiliza outros buscadores, como yahoo e msn.


2) A partir da atividade acima, discuta como os sistemas de busca e os links podem influenciar a economia digital.

Os sistemas de busca são muito utilizados, possuindo uma circulação de pessoas gigantesca diariamente.Essa alta proliferação de pessoas tornou o Google em uma das maiores empresas do mundo, com um crescimento notório e criando cada vez mais opções aos usuários como o gmail,orkut, google talk, entre diversos outros.
O Google acabou de lançar o seu celular, para concorrer com o Iphone da Apple,o HTC G1, com sistema operacional Android. Ou seja, o que começou como um mero sistema de buscas, tornou-se altamente competitivo em outros mercados, tendo uma grande influência na economia digital.

3) Poderíamos dizer que na Internet há novas formas de capital? Quais seriam?
Sim, com publicidade em grandes sites(os chamados conectores), os jogos online também geram bastante capital, e como já falei, o google e suas criações, chegando ao mercado dos celulares, um dos maiores mercados de consumo.

4) Como a Internet influencia a economia hoje? Dê exemplos.

Nenhum comentário: