quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Correção da prova

Prova 1C
Questão 1: Apresente uma explicação das possíveis razões pelas quais o Plurk cresceu tanto e discuta sua adoção como ferramenta de comunicação mediada pelo computador no Brasil.

A justificativa mais comum da aquisição ao Plurk dada pela grande maioria dos usuários é a interação.O Plurk é considerado uma ferramenta "bem mais interativa" que o Twitter, e diferencia-se do MSN pelas características peculiares que tornam a ferramente mais atrativa, como o Karma(uma das principais atrações do Plurk). O Karma é a acumulação de pontos que o usuário conquista ao desenvolver uma série de fatores: convidar amigos, postar diariamente, comentar nos posts alheios,etc.Seguindo a risca esses fatores é proporcionado ao usuário vários benefícios como: mudar o título da página, ganhar emoticons novos, mudar o nickname, trocar de mascote(que inicialmente é um bicho bizarro e branco), entre outros.O Karma acaba não somente prendendo o usuário a ferramenta, como também faz com que haja um crescimento do site devido a busca interminável por Karma para se chegar ao Nirvana( conquistado com karma a cima de 81).Os usuários tornam-se de uma certa forma dependentes do site, e sentem-se na obrigação de postar uma vez por dia ao menos, com medo da queda do Karma.
Com essa disseminação "plurkeana" incialmente feita só para ganhar karma, o Plurk tornou-se um meme, cada vez mais pessoas o possuem, e convidam mais e mais amigos para o mundo do Plurk.
Como falei anteriormente, a alta interatividade do site é um dos pontos importantes do Plurk,
essa interação pode ser tanto mútua como reativa, ou seja: pode-se responder instântanemante assim como o messenger, ou pode-se responder bem depois, como o email.
A limitação de caracteres(140), assim como o Twitter, ressalta o crescimento de ferramentas com informação curta e rápida para a visualização através de celulares, com possibilidade de atualização em qualquer hora e lugar( o que frisa a velocidade da internet, principalmente agora com a tecnologia 3G).

2 comentários:

raquel disse...

Muito bom, devia ter colocado na prova. :D

raquel disse...

chuif, nao tem atualizações! :( Po, tu nao gosta mais das minhas aulas?