quinta-feira, 30 de outubro de 2008

XIII

1) Relacione Interatividade e Mundos Pequenos nos blogs.
A criação de blogs e principalmente a possibilidade de comentar nos posts alheios acaba criando uma interação entre as pessoas. Nessa interação é possível colocarmos nosso ponto de vista, criticarmos construtivamente ou simplesmente xingar o blog alheio, ou seja, não importa o caráter da crítica, a interação bloguística existe e cresce conforme a freqüência de troca de comentários.Num primeiro momento alguém comenta no blog de outra pessoa, que caso demonstre interesse, comenta de volta, em algum tempo, um blog linka o outro, criando assim uma interação mais profunda.
De blogs, as pessoas que se identificarem em outros aspectos, podem vir a trocar emails, msn, recados em orkut, tornando-se amigas online.Assim criamos relações cada vez mais estreitas com as pessoas, a partir de blogs e redes sociais, criando mundos pequenos.


2) Analise como economia digital e espaço dos fluxos estão relacionados.
Tudo que vira comunicação, é também informação, essa é a proposta correspondente aos espaços dos fluxos.Seguindo a linha de raciocínio lógico, quem possui maior informação, também tem mais lucros. E é esse lucro combinado com a necessidade de velocidade dos meios, acabam gerando dúvidas sobre a veracidade dessas informações, pois a busca interminável por capital levam aos grandes meios midiáticos a colocarem à público informações nem sempre corretas, muitas vezes escritas de qualquer jeito e sem qualquer confirmação ou fonte segura.Sites como Terra, Uol, G1 normalmente colocam as mesmas notícias nos sites, entretanto "dar em primeira mão", por mais que a diferença seja de minutos, faz grande diferença, principalmente para os jornalistas que trabalham para os sites, e muitas vezes perdem o emprego por vacilar em simples atualizações.
A competitividade entre sites acabam na grande maioria das vezes, prejudicando os usuários que se deparam com notícias mal escritas e muitas vezes incompletas.


4) Relacione redes sociais e ativismo digital.
Através das redes socias, a interação entre os usuários torna-se algo comum, levando os mesmos a se juntarem com pessoas com pensamentos parecidos. Em redes como o Orkut, existem milhares de comunidades, com o intuito de reunir pessoas com os mesmos gostos musicas, políticos, econômicos, etc. Comunidades em prol de causas socias são cada vez mais comuns, como o caso da PETA Brasil em defesa dos animais, ou então a comunidade Amazônia para sempre com objetivo de reunir pessoas que queriam discutir o atual estado do local, acompanhar o que está acontecendo, ajudar com campanhas, etc.
A interação entre pessoas que tenham os mesmos objetivos acabam surtindo efeito e em alguns casos saem do mundo online e passam pro offline, com caminhadas, protestos e diversas mobilizações. Algumas mobilizações de lazer como a Zombie Walk, que ocorre em todo país, também tem inicio nas redes sociais, porém acaba nas ruas das cidades de todo mundo.

5) Discuta o uso jornalístico do Twitter a partir de uma reflexão sobre velocidade e mobilidade no jornalismo on-line.

O twitter é um microblog, e a principal característica dos microblogs são o da praticidade, velocidade de informação em um pequeno espaço(140 caracteres).
Como o jornalismo está cada vez mais ágil, e sempre em busca de novidades e informações "quentes", não existe melhor lugar para propagar infos, como em uma rede rápida como o twitter, aonde optamos por seguir as páginas que mais nos atraem. BBC, G1, diversos jornalistas como Marcelo Tas, Rosana Herman e até candidatos como o democrata Barack Obama possuem páginas com informações atualizadas frequentemente. Nas pequenas informações, normalmente existem links que aprofundam a matéria, com o objetivo de levar o usuário ao site desejado, muitas vezes promovendo seu site.
Como é uma ferramenta rápida e de fácil acesso, é bastante utilizada em celulares, sendo essencial no mundo da mobilidade, já que podemos escrever a qualquer hora em qualquer lugar pelo celular o que estamos fazendo, comentando shows em tempo real, palestras, acontecimentos importantes, etc.

Nenhum comentário: