quarta-feira, 22 de outubro de 2008

XII

Questão 01
Você faz parte do Movimento Estudantil e é presidente de DA dentro da Universidade. Com base no que você estudou, elabore duas estratégias de comunicação que possuam efeitos políticos através do uso de um weblog. Descreva suas estratégias e explique qual seu efeito político.


Como já visto anteriormente, todos os sites de políticos que surtiram algum efeito, principalmente no fator "reunião de pessoas" apostou na alta interação entre o site e as pessoas.
A minha primeira estratégia seria uma aproximação offline, chamando as pessoas para uma maior interação dentro do DA estudantil. Promoveria debates, reuniões, e tentaria passar a maior credibilidade possível para as pessoas, para que assim, confiassem em mim, assim engajando-se na causa.
A participação efetiva de professores e autoridades da faculdade ajudariam bastante nesse processo.
Após um contato real com alunos da Universidade, criaria um "blog-fórum", aonde fosse possível uma discussão mais aprofundada sobre os diversos assuntos, com espaço para reclamações mais duras, que tornariam-se inviáveis dentro da faculdade. Um espaço para discussões a qualquer horário, para tirar dúvidas sobre o planjemento do DA, etc.
Caso a estratégia funcionasse, tentaria expandir mais ainda as idéias do DA, juntando diversos DA's para algumas assembléias, com objetivo claro de mudanças maiores dentro de toda faculdade em prol dos alunos, que possuem uma voz pouco ativa nas Universidades nos dias de hoje.
A integração das pessoas, com maior interação e participação seriam a chave do sucesso do Movimento Estudantil.


Questão 02
Analise como os modelos de rede podem auxiliar ou prejudicar suas estratégias propostas na questão anterior. Explique.


Os modelos de rede só auxiliariam as estratégias do DA, pois seriam de extrema importância para a um contato maior entre as pessoas, seria o local de "encontro" do Movimento, pois muitas vezes os participantes não podem estar de "corpo presente" nas reuniões. É importante também salientar que a velocidade do mundo cibernético acrescentaria mais ainda nesse clima de mudança

Questão 03
O Orkut é uma remidiação? Explique e exemplifique.

Sim, pois desde o seu início até os dias de hoje, várias mudanças aconteceram no site.Os principais atrativos da página continuam sendo a parte mais importante do Orkut, como comunidades que definem a personalidade dos usuários, recados que podemos enviar e receber de amigos ou conhecidos, etc. Entretanto todas as ferramentas evoluiram, hoje é possível "catalogar" quem te adiciona, em amigos,conhecidos,nada conhecidos, entre outros. Outra possibilidade que mudou um pouco a cara do Orkut, é a de fechar a pégina só para amigos. A possibilidade de bisbilhotar a vida alheia, um dos motivos de sucesso do Orkut, acabou com a "graça" do orkut.Diversos aplicativos foram colocados no site, lastfm, buddypoke, a caixa da verdade, entre muitos outros.

Questão 04
O Youtube é uma forma de imediação ou hipermediação? Explique e exemplifique.


Hipermediação, pois não nos apagamos totalmente do meio. Abrimos diversas página(outros sites,msn,etc) junto com o youtube, nos distraímos enquanto o vídeo desejado carrega,e até mesmo própria página do site já é um "convite" a distração, pois tem diversos links para vídeos similares, possibilidade de avaliação do vídeo que estamos acompanhando, comentários, etc.

Questão 05
Que relações existem entre o corpo material das pessoas e o ciberespaço? Explique.

As relações maiores entre corpo material e ciberespaço se dão através de conversas por meio de webcam, onde é possível visualizar a pessoa que conversamos, ou por meio de avatares, aonde criamos uma representação do nosso corpo material, como em jogos online (Simple Life).
É importante ressaltar que o ciberespaço só tem função e crescimento cada vez maior, graças às pessoas, aos "corpos materiais" que cada vez mais tem acesso a rede.

Nenhum comentário: