quarta-feira, 8 de outubro de 2008

X

ATIVIDADE POLÍTICA:

1) Encontre um site de um partido político e analise quais opções de participação o site oferece aos cidadãos.

Ao invés de um partido político, escolhi analisar o site do candidato à presidência norte-americana, o democrata Barack Obama.
Depois de procurar diversos sites de políticos brasileiros, escolhi o Obama, porque nunca vi um site tão interativo quanto o dele.
No site existem links do "Obama everywhere", com facebook, flickr, myspace, youtube, twitter, entre outros tantos sites conhecidos.O candidato ainda tem um blog com novidades diárias, link de doações para o público, uma loja virtual com apoio de grandes marcas como Marc Jacobs, a ferramenta "My BarackObama" aonde os usuários entram na comunidade do democrata, cadastram-se e tornam-se membros da comunidade que dedica-se a "espalhar" o clima de mudança, contatando pessoas indecisas, e ajudando na campanha. Ainda é possível utilizar o Obama Mobile, ou participar do Action Center, entre outras tantas opções que o site oferece com participação efetiva do cidadão.
No Brasil de todos os candidatos que procurei sites, considero a página de Fernando Gabeira a mais interativa, com espaços para doações, enquetes, convite ao usuário para tornar-se voluntário, blog da campanha com possibilidade de comentário do usuário e por fim, a ferramenta mais interessante do site, denominada "O Rio como você vê" ,aonde através do Google Maps, o usuário pode fazer reclamações, dar sugestões sobre os locais que estão em estado critíco, melhorias possíveis, entre outros fatores.

2) A partir de suas leituras e discussão, como a internet pode influenciar a cidadania.

A influência da internet é muito grande e cresce cada vez mais. Um dos maiores exemplos é o do próprio Obama que graças aos voluntários, cadastrados em grande maioria pela internet, cresceu de forma fenomenal nas campanhas, ultrapassando Hillary Clinton. Obama incialmente tinha 120 mil voluntários enquanto Hillary tinha 30 mil. Hoje Obama conta com o apoio de quase 1 milhão de pessoas que facilitam sua campanha em todo país.
A velocidade de informação permite que os usuários da internet estejam sempre por dentro dos acontecimentos em todo mundo, acompanhando candidatos, debates online, vídeos, etc.Nos EUA as campanhas "declare yourself" ficaram famosas e permetiram cadastro de voto online.
A rede, bem utilizada, pode proporcionar um mundo de conhecimento ao usuário gigantesco.Mobilizações em todos os cantos do mundo podem ser feitas, graças a globalização e as novas tecnologias.


3) De que forma as redes influenciam a política e a cidadania através do ciberespaço?Encontre exemplos e discuta.

Como falei anteriormente, a velocidade de informação e a geração de mobilidade influenciam no comportamento geral de toda sociedade, refletindo tanto na política quato na cidadania, economia, entre outros fatores.Outra questão importante é a maior liberdade que a internet dá. Podemos xingar, reclamar, apoiar políticos e suas respectivas idéias, sem passar por editores, chefes, diretores. Como exemplo, os próprios sites dos candidatos, como Obama e o Gabeira. Sites de discussão e informação como Política para políticos,etc.


4) Podemos dizer que os movimentos sociais são apropriações do ciberespaço?Explique


Embora grande parte dos movimentos, comece no mundo offline e passe para o mundo online, assim crescendo e tornando-se mais popular, os movimentos sociais podem sim ganhar vida a partir do mundo virtual. Smart Mobs e Flash Mobs são exemplos disso.
Movimentos que começam na rede, se espalham rapidamente, juntando diversas pessoas que tem o mesmo objetivo, seja ele qual for. No caso das Smart Mobs, como o próprio nome diz, o movimento tem um objetivo mais "inteligente", com maiores propósitos, sejam eles políticos, sociais, etc. Já as Flash Mobs é mais diversão, lazer, junções com propósitos apolíticos.

Nenhum comentário: